É a substituição ou troca da articulação do quadril por uma artificial.
Existem atualmente no mercado vários modelos de próteses – quadril, joelho, etc.
Seus materiais podem ser: titânio, Polietileno e cerâmica.
Causas:
- Desgaste ( osteoartrose)
- Necrose – ocorre pela falta de irrigação sanguínea na região da cabeça do fêmur. Está relacionado com alcoolismo, fraturas, luxações e para aquelas pessoas que fazem uso prolongado de corticosteroides para tratamento de outras doenças.
- Lesões Traumáticas
- Displasias de Quadril – alteração anatômica congênita com diminuição da área de contato e deficiente cobertura da cabeça femoral pelo encaixe deste osso na bacia.
Tipos de Próteses:
- Parcial – Esta substitui somente a cabeça do fêmur. É mais utilizada em casos de fraturas. Este tipo de prótese ocorre sempre que a cartilagem da bacia esteja em boas condições.
- Total – Utilizada quando as cartilagens articulares da cabeça do fêmur e da bacia estão totalmente comprometidas.
As fixações das Próteses podem ser:
- Não Cimentadas – As próteses são ajustadas ao osso e a fixação é feita pelo próprio organismo – bioatividade – ou pelo crescimento do osso para dentro da superfície porosa da prótese – osteointegração. Esse tipo de fixação é indicado em pacientes com qualidade de osso capaz de suportar as pressões durante o ajuste. Tal como ocorre na cura das fraturas.
- Cimentadas – As próteses são fixadas ao osso através de cimento acrílico. O cimento penetra na porosidade do osso e a fixação do implante é imediata. Indicada em pacientes cujo osso tem pouca capacidade de crescimento e remodelação.