A asfixia é a insuficiência de oxigenação sistêmica devida ao baixo conteúdo de oxigênio do ar ambiente ou obstáculo mecânico à respiração: o processo de estrangulamento, ao contrário do que muitos pensam, não quebra ossos, mas provoca asfixia, por não permitir o movimento dos músculos da caixa torácica dos individuos.

Já foi utilizada também como método de aplicação da pena de morte. A asfixia tem várias causas, dentre elas: afogamento, enforcamento, parada dos músculos respiratórios, envenenamento, aspiração de substâncias nocivas ou vômito (broncoaspiração) etc.

SINAIS E SINTOMAS:

  • Febre (pirexia)
  • Dor de cabeça (cefaléia)
  • Dor crônica (astenia)
  • Desmaio (Síncope)
  • Convulsão febril
  • Choque
  • Edema (anasarca)
  • Caquexia

SINAIS E SINTOMAS POR SISTEMA:

Taquicardia, bradicardia, palpitação, sopro cardíaco, sangramento nasal, hemoptise, tosse, dispnéia, estridor, sibilos, hiperventilação, respiração pela boca, pleurisia, dor no peito, parada respiratória;
Boca seca, dor abdominal, nausea, vômito, disfagia, flatulência, icerícia, hepatomegalia, melena;
Hipoestesia, parestesia, hiperestesia, cianose, palidez, eritema, petéquia, descamação;
Disúria, tenesmo vesical, incontinência urinária, oligúria, poliúria, hematúria;
Astenia, ansiedade, sonolência, coma, tontura, anosmia, ageusia, vertigem;
Disartria, alexia, agnosia, apraxia, disfonia.

DEFINIÇÃO:

A asfixia (sufocação ou engasgo) é o espasmo da tosse e expectoração que se apresentam em consequencia da penetração de líquidos ou sólidos nas vias aéreas ( a isto se chama aspiração). O reflexo da tosse na criança expulsará o líquido aspirado da traquéia em 10 a 30 segundos. A obstrução completa se apresenta quando algum alimento sólido ou algum objeto estranho se aloja na laringe (também pode ocorrer em casos graves de difteria ou crupe). Nestas condições, a criaça não pode respirar, chorar nem falar. O lactente estará em estado de pânico e, se a obstrução não for eliminada em 1 ou 2 minutos, a criança desmaiará.

Primeiros socorros:

  • Chame a equipe de resgate IMEDIATAMENTE, principalmente nos casos de engasgo por um objeto sólido. Em geral, o engasgo por líquidos é temporário e inofensivo;
  • Estimule a tosse – enquanto seu filho estiver respirando e tossindo, não faça nada exceto estimulá-lo a expulsar por si só o material aspirado, por meio da tosse. O objetivo principal do reflexo da tosse é limpar a traquéia;
  • Manobra de Heimlich – se a respiração de uma criança com mais de 1 ano de idade parar. Aplique uma pressão intermitente na parte superior do abdome. Coloque-se atrás do seu filho por trás abaixo das costela inferiores mais acima da cintura;
  • Tapas nas costas e compressões no peito de uma criança com menos de 1 ano que pára de respirar.

PREVENÇÃO:

A asfixia pode ser potencialmente fatal; portanto, evite que torne a acontecer, não dando a seu filho alimentos ou objetos pequenos, que tenham mais probabilidade de causar asfixia.

Os alimentos que apresentam maior risco de causar asfixia são: todo tipo de nozes e amendoins, sementes de girassol, sementes de laranja, caroços de cereja, sementes de melancia, chicletes, caramelos, pipocas de milho, cenouras cruas, torresmos, balas duras, carnes duras, etc. Não se deve servir alimentos crus a crianças com menos de 4 anos de idade, porque é preciso ter os dentes molares para mastigá-los bem e talvez não entendam que algumas sementes devem ser cuspidas e não engolidas. Nunca alimente seu filho dentro de um veículo em movimento, por que as freadas bruscas podem fazê-lo sufocar subitamente.

Os alimentos macios que mais frequentemente causam asfixia mortal são as salsichas (cachorro-quente) e as uvas. Estes alimentos devem ser picados antes de servidos. Deve-se advertir à babá e aos irmãos maiores que não dividam estes alimentos com o bebê.

A asfixia com balões de borracha é a principal causa de morte por asfixia com objetos. A maioria dos acidentes ocorrem quando as crianças engolem um balão vazio que estavam mastigando. Avise seu filho para que ele jamais mastigue ou chupe pedaços de balões. Mesmo adolescentes já morreram por causa deste acidente inesperado. Morder um balão cheio também é perigoso porque o mesmo pode estourar.

« Back to Glossary Index

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário