DEFINIÇÃO
A lente do olho, normalmente transparente, está nublada em resultado as alterações das suas fibras de proteína. A isto se denomina catarata que afeta a transmissão e a focalização da luz que entra no olho, reduzindo a clareza da visão.
SINAIS E SINTOMAS
- Dificuldade para enxergar com nitidez
- Visão embaçada
- Névoa diante dos olhos
CAUSAS
A mais comum é o processo de envelhecimento, e a maioria das pessoas acima de 75 anos de idade tem alguma formação de catarata.
As cataratas às vezes são congênitas, o que pode ser causado quando uma mulher é infectada com rubéola durante a fase inicial da gestação (recém nascido)
Diabetes mellitus e exposição à luz solar são outras possíveis causas. Como também uso sistemático e sem indicação médica de colírios, especialmente os que contém corticóides, inflamações intra-oculares e traumas como socos ou batidas fortes na região dos olhos.
Podem também surgir em pessoas jovens, sem uma causa definida.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico de catarata é feito pelo oftalmologista. Valendo-se de um exame minucioso, ele verificará se o cristalino possui alguma lesão (aparência de véu esbranquiçado nos olhos).
TRATAMENTO
O uso de óculos pode compensar a visão por certo tempo.
Implantação cirúrgica de lente artificial (quando a diminuição da visão prejudica as atividades diárias), chamada de facectomia, onde se retira o cristalino prejudicado e implanta-se uma lente cristalina que assume o seu lugar.
Esta cirurgia é feita com uma micro incisão, retira-se o cristalino opaco e coloca-se a lente nova. Muitas vezes, este procedimento é realizado com anestesia tópica ou bloqueios realizados por médicos anestesistas, diminuindo assim os riscos a este tratamento.
« Back to Glossary Index