- Aorta Ascendente;
- Arco aórtico;
- Aorta descendente;
- Aorta abdominal.
A dissecção da Aorta é um “rasgão” na parede da artéria aorta (maior artéria do corpo). Este rasgo faz com que o sangue circule entre as camadas da parede da aorta, forçando-as. A dissecção da aorta é uma emergência médica e pode levar à morte rapidamente, mesmo com um tratamento adequado.
Se a dissecção romper a aorta completamente (as 3 camadas da artéria), uma perda rápida e massiva de sangue irá ocorrer. As dissecções aórticas que resultam na ruptura do vaso tem uma taxa de 90% de mortalidade se uma intervenção médica não for realizada a tempo.
Sangue penetrando a túnica íntima e entrando na camada média.
Assim como todas as outras artérias, a aorta é composta por três camadas. A camada que está em contato direto com o fluxo sanguíneo é a túnica íntima, geralmente chamada de íntima. Esta camada é composta principalmente de células endoteliais. Logo abaixo está a túnica média composta por células musculares e por tecido elástico. A camada mais externa e mais distante do fluxo sanguíneo é conhecida como túnica adventícia composta por tecido conjuntivo.
Na dissecção da aorta, o sangue penetra na íntima e entra na camada média. A alta pressão, rasga os tecidos da camada média, permitindo que mais sangue entre no espaço criado. Isso pode se propagar ao longo do comprimento da aorta por uma distância variável, dissecando em direção ou para longe do coração ou em ambas as direções. O rasgão inicial geralmente está a 100 mm da válvula aórtica.
O risco da dissecção da aorta é a de que ela possa romper, acarretando a uma perda massiva de sangue, levando a morte.
« Back to Glossary Index