DEFINIÇÃO

Os vírus da influenza é o causador da gripe. Existem quatro gêneros: influenza vírus A, influenza vírus B, influenza vírus C e thogotovírus. Os vírus influenza A e B causam muitas doenças respiratórias como pneumonia, podendo no caso do vírus influenza A, causar encefalopatia e encefalite. Os thogotovírus são transmitidos por carrapatos.

SINAIS E SINTOMAS:

A sintomatologia da doença engloba:

  • Febre
  • Dores musculares
  • Tosse
  • Dor de cabeça
  • Irritação na garganta
  • Secreções nasais

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, dependendo da idade, de seu estado geral de saúde e, do “status” imunológico no que se refere a infecções anteriores, podendo evoluir para complicações como a pneumonia.

CLASSIFICAÇÃO

Os vírus influenza tipo A são classificados de acordo com as propriedades de duas glicoproteínas presentes na superfície viral HA e NA. Até o presente foram descritos 16 subtipos de HÁ, denominados de H1, H2, H3 e assim sucessivamente. Desses 16 subtipos de HÁ descritos até hoje, seis subtipos (H1, H2, H3, H5, H7 e H9) foram encontrados na influenza humana, no entanto, atualmente os subtipos H1 e H3 são aqueles que estão em circulação na população humana.

Outros subtipos foram encontrados em influenza de cavalos, porcos e mamíferos aquáticos entre outros. Todos os subtipos do HÁ foram encontrados em vírus influenza de aves. A influenza A humana e a influenza suína compartilham entre si os subtipos N1 e N2, apesar de outros subtipos de NA já terem sido encontrados em suínos, N1 e N2 estabelecidos nessa população.

No vírus influenza aviária foram encontrados todos os subtipos de NA.

« Back to Glossary Index

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário