DEFINIÇÃO
Infecção causada por Plasmodium falciparum, P. ovale, P. vivax ou P. malariae. Transmissão através da fêmea do mosquito anófeles, e em alguns casos por transfusões sanguíneas ou por via transplacentária. Doença endêmica em muitos países tropicais e subtropicais, nos quais está aumentando a resistência ao tratamento. Doença de notificação obrigatória.
SINAIS E SINTOMAS:
- Febre
- Tremor
- Dor abdominal
- Prostação
- Sudorese Profusa
- Icterícia
- Hepatoesplenomegalia
- Cefaléia
- Vômitos
- Diarréia
- Anemia hemolítica
A infecção por P. malariae, P. ovale, P. vivax tende a apresentar uma evolução benigna, embora possam ocorrer recidivas depois de vários anos após a crise inicial. O P. falciparum produz uma doença mais grave, podendo ocorrer insuficiência renal, hepática, paludismo cerebral e grave hemólise intravascular.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico deverá sempre ser considerado em pacientes com febre de origem indeterminada, especialmente se mencionam história de viagens em locais suspeitos. Para detecção do parasita são usados o exame em gota espessa e esfregaço sanguíneo para coloração com Giemsa.
PROFILAXIA
É importante, porém não garante uma proteção absoluta. É fundamental possuir a informação das áreas em que existe resistência farmacológica antes de viagens aos locais endêmicos.
É também recomendável a utilização de substãncias repelentes de mosquitos, bem como mosquiteiros nas habitações.
« Back to Glossary Index